Foto: Leonardo França

Biblioteca de Dança

Neto Machado e Jorge Alencar (BA)

Coprodução de obra

GOETHE-INSTITUT

19 e 20 de agosto (sábado e domingo), 14h às 17h | Entrada franca

Era uma vez uma biblioteca. Onde se dança.

Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, artistas baianos da dança conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas.

Na “Biblioteca de Dança”, cada artista participante é como um livro vivo que está disponível por algumas horas para que o público acesse diferentes “contações dançantes de história”, por quanto tempo deseje, de modo íntimo e relacional.

A cada cidade visitada, a biblioteca é composta por novos artistas-volumes, histórias e danças. Pela primeira vez, o trabalho será realizado em Salvador, Bahia.

Como se documenta dança com o próprio corpo? Como coreografar história? Como ir além da “história oficial” produzindo conhecimento em diálogo com múltiplos corpos?

A “Biblioteca de Dança” foi desenvolvida em três contextos internacionais de residência artística: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de creación del cuerpo y el movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

QUEM É
Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia/Mundão) são um casal de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Pinta” (longa-metragem), “Desastro” (peça de dança) e “Astroneto – Dança no Espaço” (livro infantil). Mais informações: www.netomachado.com e www.jorgealencar.com.br.

FICHA TÉCNICA
Concepção: Neto Machado | Direção: Neto Machado e Jorge Alencar | Criação e Performance: Neto Machado, Jorge Alencar, Leonardo França, Ruan Wills, Matias Santiago, Rita Aquino, Vânia Oliveira, Luiz Thomaz Sarmento | Produção: Ellen Mello / Dimenti Produções Culturais