Mostra Artística

Anarchy

Goethe-Institut Salvador | 26/8 | 19h | Societat Doctor Alonso (ESP)

Foto por Alessi Bombasi

ANARCHY
Societat Doctor Alonso (ESP)

Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador
Quando: 25 e 26 de agosto (sáb e dom), 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Ingressos à venda:
www.sympla.com.br/ic

Este é um experimento no caos e na ordem. A experiência obviamente não é inócua e é extremamente complexa; poderia ser resumido como “se você quer silêncio, você tem que trabalhar por ele” ou “faça o que quiser”. Assumindo que o poder não é de forma alguma simples. Nascemos amarrados às nossas circunstâncias e, desde a mais tenra infância, dependemos dos outros para obter necessidades vitais como alimento ou calor. Dependemos do público, e também dos teatros e governos, para que nosso trabalho seja visto. No entanto, o que é essencialmente uma interdependência social não faz nem o público nem os teatros ou os governos nossos mestres. O problema com o governo é que ele foi criado para regrar, administrar e governar nossas ações. A arte é um meio em que podemos experimentar ou reproduzir certos estados, certas suposições.

QUEM SÃO
Sofía Asencio e Tomàs Aragay são os codiretores da companhia. Cada programa ou projeto é iniciado do zero, para que eles possam repensar sua linguagem artística a cada vez. Misturando gêneros, formatos de palco e tipos de pessoas, eles criam sua própria maneira de habitar o palco. Eles gostam de usar o palco, onde esperamos ver algo espetacular, como o cenário para algo tão pouco espetacular quanto possível, criando assim um patético poético. Societat Doctor Alonso montou sua base em uma área rural, a vila de Pontós, na província de Girona, para afastar-se do “barulho” e da “uniformidade” que envolve a criação contemporânea e as artes em uma cidade grande como Barcelona. Isso permitiu que eles voltassem o olhar para dentro em busca de sua própria voz. Criando em um ambiente local e rural, e encontrando seu lugar dentro de suas próprias tradições culturais, eles estão em posição de construir um discurso forte e universal a partir de sua perspectiva periférica. Da mesma forma, a Societat Doctor Alonso desenvolveu uma vontade clara de troca contínua com o mundo exterior, um desejo apoiado por uma dupla convicção: por um lado, a necessidade de manter um olhar atento sobre as direções criativas que estão sendo desenvolvidas no exterior; e, por outro, o imperativo irresistível de mostrar seu trabalho a públicos de uma ampla gama de contextos culturais, de modo que a variedade de reações possa, por sua vez, fornecer um feedback artístico enriquecedor.

Direção: Sofía Asencio | Dramaturgia: Tomàs Aragay | Direção Coreográfica: Sofía Asencio | Criação e interpretação: Semolina Tomic | Iluminação e cenário: CUBE | Som: Alfonso Ferri | Produção: Imma Bové | Distribuição: Societat Doctor Alonso | Coproduzido pelo Festival Terrassa’s TNT, com a colaboração do Antic Teatre, City of Bàscara Council e com suporte de ICEC e INAEM