Mostra Artística

Quando Quebra Queima

Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA | 22/8 | 19h | ColetivA Ocupação (SP)

Foto por Marília Scharlach

QUANDO QUEBRA QUEIMA
ColetivA Ocupação (SP)

Onde: Teatro Experimental (Escola de Dança da UFBA)
Quando: 21 e 22 de agosto (ter e qua), 19h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 1h40
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Ingressos à venda:
www.sympla.com.br/ic

“Quando Quebra Queima” é um espetáculo construído por estudantes que viveram o processo de ocupações e manifestações do movimento secundarista em 2015 e 2016 em colaboração com a diretora Martha Kiss Perrone. Fruto da primavera secundarista, 14 corpos insurgentes deslocam para a cena a experiência dentro das escolas ocupadas, criando uma narrativa coletiva e comum a partir da perspectiva de quem viveu o dia a dia dentro do movimento.

A peça é uma “dança-luta” coletiva construída a partir das experiências recentes de cada performer: textos, músicas, coreografias e fotos feitas pelos próprios secundaristas compõem a cena; gritos de luta são cantados; ações e movimentos de rua são evocados no corpo de todos que participam.

Ocupando o tempo presente, a ColetivA provoca de maneira pulsante o universo que compõe esse movimento que transformou o corpo e vida de todos que participaram.

QUEM SÃO
Em outubro de 2015, o Governo do Estado de São Paulo tentou impor um projeto para reorganizar e fechar mais de 100 escolas estaduais, sem consultar os estudantes ou a comunidade escolar. Como resposta a esse projeto, secundaristas de todas as regiões ocuparam suas escolas e barraram a proposta de sucateamento da educação. A partir disso, a luta secundarista seguiu por vários espaços e ganhou diferentes desdobramentos – o teatro foi uma delas. Durante as ocupações, o grupo experienciou o que é pensar e agir através do corpo e agora, na companhia, performance, teatro e dança como instrumento de combate. A ColetivA Ocupação é um encontro raro entre estudantes, artistas e performers de diferentes regiões de São Paulo, que se conheceram durante as ocupações, incluindo a diretora e performer Martha Kiss Perrone, que deu oficinas de teatro e apresentou o seu espetáculo “Rózà” em diferentes escolas ocupadas.

Criação e Performance: Abraão Santos, Alicia Esteves, Alvim Silva, Ariane Fachinetto, Beatriz Camelo, Gabriela Fernandes, Ícaro Pio, Letícia Karen, Marcela Jesus, Matheus Maciel, Mel Oliveira, Mayara Baptista, André Dias de Oliveira / Heitor de Andrade | Direção: Martha Kiss Perrone | Dramaturgia: ColetivA Ocupação | Vídeo: Martha Kiss Perrone | Fotos durante a peça: Alicia Esteves | Figurino: ColetivA Ocupação e Lu Mugayar | Preparação Corporal: Martha Kiss Perrone e Natália Mendonça | Produção: Otávio Bontempo