Programação de projeto: Corpo em Casa

Sarau Profundanças

Daniela Galdino (BA) e convidadas (BA/PE) | 25/8 | 17h30 | Casa Rosada | Gratuito

“Profundanças” é um projeto identificado como guerrilha literária. Criado na Bahia em 2014, tem como principal desafio combater a concentração editorial, fator que tem alimentado a invisibilidade e o silenciamento de mulheres escritoras. Em tempos de restrição e ataques às políticas públicas no campo da cultura, essa guerrilha literária se dá de forma independente e colaborativa, mobilizando uma ampla rede de escritoras, fotógrafas, produtoras. A cada dois anos, é publicada uma antologia híbrida caracterizada como literária e fotográfica. Organizadas pela poeta e performer baiana Daniela Galdino e produzidas pela Voo Audiovisual, as antologias de “Profundanças” ficam disponíveis para download gratuito por tempo indeterminado, o que tem ampliado as condições de acesso de incontáveis leitores. Em 2019, está sendo publicado o “Profundanças 3: antologia literária e fotográfica”, atingindo a marca de 51 escritoras mapeadas. A edição é dedicada à memória de sonho/luta de Marielle Franco e reúne, em sua maioria, autoras inéditas, junto àquelas que já publicaram livro autoral. Dessa vez, são 22 escritoras da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, cujas imagens foram captadas por 22 fotógrafos.

O Sarau no IC Encontro de Artes é parte das ações integradas que marcam a comemoração dos cinco anos de “Profundanças”. Serão nove escritoras reunidas, integrantes da antologia número 3, numa roda de poesia intercalada com música e fotografias, com participação do power trio Biombo. A dupla intenção é intensificar as confluências entre mulheres que escrevem e, ao mesmo tempo, estimular a participação do público a partir de provocações nas quais a palavra dita e in-corporada desperte outros dizeres. Mulheres presentes serão convidadas a participar, numa prática incitatória e atiçatória para que a roda de poesia abarque outras mulheres e seus dizeres não menos transgressores.

Uma das categorias da curadoria do IC Encontro de Artes é a programação de projeto: para além do mapeamento e convocação de obras artísticas, o evento incorpora um projeto preconcebido inteiro, numa articulação identitária e curatorial. “Corpo em Casa” é uma plataforma de proposições cênicas realizada desde 2016 pela Deslimites Mediações Artísticas, que oferece ao espectador/testemunho uma experiência sensível e política de versões alternativas sobre corpo e intimidade. Tais alternativas transversalizam diversos posicionamentos sobre feminismo, empoderamento, violência, presença, identidade, resistência, enquanto, simultaneamente, ocupam, transitam e transformam os cômodos da Casa Rosada.

QUEM SÃO
Participantes: Barbara Uila, Daniela Galdino, Mônica Menezes, NegrAnória d’Oxum, Odailta Alves, Raiça Bomfim, Tatiana Dias Gomes, Vânia Melo, Yasmin Morais

Daniela Galdino: poeta, performer, produtora cultural. Publicou “Espaço Visceral” (Ed. Segundo Selo, 2018), “Inúmera/Innumerous” (edição bilíngue, tradução Brisa Aziz, Ed. Mondrongo, 2017), “Inúmera” (1ª ed., 2011, 2ª ed, 2013, Ed. Mondrongo). Participa de diversas antologias literárias, dentre elas “Mulheres, Poetas & Baianas” (Ed. Caramurê, 2018) e “Cartografias/Mapa da Palavra_BA” (Funceb, 2016). Idealizadora e organizadora de “Profundanças”. Como performer, já atuou no cinema. Tem participado, como escritora convidada, de eventos de grande porte, tais como Flipelô (2018), Festival de Inverno de Garanhuns (2018) e FLICA (2017).

Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 min
[Foto por Nátali Yamas]