Escolha uma Página

data: 25 de agosto (quarta)

horário: 17h

local: No YouTube | Vídeo pré-produzido | Exibição única

Link para Acesso: clique aqui

classificação: Livre

valor: Gratuito

Bola de Fogo

Fábio Osório Monteiro (BA)

MOSTRA ARTÍSTICA

Clique aqui e encomende seu acarazó!

A performance “Bola de Fogo” estreou em 2017, quando Fábio Osório Monteiro, tentando resistir à dificuldade financeira da vida de artista, decide se tornar baiana de acarajé. Inaugurando este novo momento da carreira, devidamente registrado na Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM), ele monta seu tabuleiro. A criação busca relacionar o fato de ele ser um artista atuante na cena contemporânea, tendo trabalhado com importantes artistas brasileiros e internacionais, e sua necessidade de subsistência diante da instabilidade dos tempos atuais.

Devidamente trajado, Osório prepara a massa do acarajé, frita o bolinho e o vende como fazem todas as baianas do acarajé. Ele performa a si próprio e também outros corpos negros. Enquanto prepara o alimento, Osório conversa sobre política, espiritualidade, memória, afeto e ancestralidade, acompanhado por Cíntia Santos, tradutora e intérprete de Libras. Em tempos de ataques à vida e à democracia, é preciso alimentar a alma de resistência.

Pessoas de Salvador poderão encomendar o “acarazó”, o acarajé de Osório, que serão feitos e entregues na data de exibição por delivery.
PEÇA AQUI!

QUEM É
Fábio Osório Monteiro é baiano, baiana de acarajé e também se vira também como ator, dançarino e produtor cultural. Desde 1998, é membro da Dimenti Produções Culturais. Nos últimos mais de 20 anos, tem trabalhado intensamente em obras cênicas junto a artistas como: Jorge Alencar, Marcio Abreu, Dani Lima, Jacyan Castilho, Cristian Duarte, Sheila Ribeiro, Alex Cassal, Denise Stutz, Xavier Le Roy e Tino Seghal. Em 2016, participou da remontagem brasileira do espetáculo “The Show Must Go On”, do diretor e coreógrafo francês Jerome Bel. Dentre os seus trabalhos no audiovisual, fez participações como ator em telenovelas e é protagonista da série televisiva “A Lei do Riso”. Osório é mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA), tendo sido graduado em Administração também pela UFBA, o que o possibilita atrelar a sua vida artística e acadêmica à sua atuação como produtor cultural. Em 2016, foi vencedor do Prêmio CBTIJ de Teatro (RJ), na categoria Direção de Produção, por “Shtim Shlim: o sonho de um aprendiz”.