Escolha uma Página

o que é

Arte serve para quê? Trabalho serve a quem?

A partir de variadas perspectivas de um debate constante da sociedade brasileira, a 14ª edição do IC Encontro de Artes reúne 10 proposições artísticas que se encontram em torno do lema “Arte Dá Trabalho”. Das reflexões sobre a profissão de artista, sua labuta cotidiana e fragilidades institucionais, passando pela potência econômica dos setores criativos, os imperativos capitalistas e o produtivismo, atravessando as políticas públicas e chamadas “tetas do governo”, denunciando as vulnerabilidades do campo ainda mais expostas pela pandemia, até chegar à noção da arte que dá trabalho ao pensamento e ao retrocesso antidemocrático, o evento promove uma programação que se espalha em diversas plataformas digitais – e nas ruas de Salvador (BA) – entre os dias 23 e 27 de agosto, em horário comercial, das 9h às 18h.

Anteriormente agendado para acontecer em 2020, o IC14 viu a sua afirmação fundante, definida antes da chegada do coronavírus ao Brasil, tomar novas dimensões. “Arte Dá Trabalho” tornou-se uma bandeira política mais urgente diante dos impactos das atividades interrompidas e da necessidade de reinvenções constantes para a subsistência de artistas e para a garantia do direito de acesso à arte aos públicos confinados. Enquanto isso, pensar sobre trabalho, renda, reconhecimento, tempo, disponibilidade, prontidão, exaustão, produtividade, instabilidade, digitalização da vida e de serviços se estabeleceu como realidade inquietante para as mais variadas profissões.

O IC14 já começa com uma provocação pelo seu horário, baseado na imprecisão do que hoje é o tempo livre. Outro desafio foi conceber um evento que, como é marca da história do IC, inovasse em sua concepção. Em busca de escapar de formatos que vêm se desgastando nesta temporada de difusão da arte pela internet, o IC14 se arrisca em produções e adaptações inéditas, além de modos diferentes de fruição.

Pelo oitavo ano, o IC Encontro de Artes tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.

SOBRE O IC ENCONTRO DE ARTES – Realizado anualmente pela Dimenti Produções Culturais em parceria com a Associação Conexões Criativas, o IC é uma iniciativa artística independente, contemporânea e desafiadora, concebida de forma continuada e impulsora de instigantes processos para a produção cultural da Bahia e do Brasil. O projeto abre espaço para articulações, reflexões e intercâmbios como uma plataforma pluriartística de criação e difusão. Cada edição é atravessada por uma questão simbólica que orienta o processo curatorial e a composição da programação, em consonância com aquilo que move a criação de artistas em diferentes partes do mundo e em associação com as pesquisas dos próprios artistas-curadores-produtores: Ellen Mello, Fábio Osório Monteiro, Jorge Alencar, Larissa Lacerda e Neto Machado.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Marcatexto: marcatexto@marcatexto.com.br
Telefone e WhatsApp 55 71 99127-7803

PRODUÇÃO

Dimenti: contato@dimenti.com.br
Telefone e WhatsApp 55 71 98833-1330