Escolha uma Página

data: 16 a 20 de agosto (segunda a sexta)

horário: 9h

local: No Instagram | Vídeo pré-produzido | Lançamento permanente

Link para Acesso: clique aqui

classificação: Livre

valor: Gratuito

Entrevista de Emprego

Daniele Canedo (BA), Maria Marighella (BA), Preta Rara (SP), Thiago Almasy (BA) e Veronica Oliveira (SP)

CONECTIVOS CRÍTICOS

PROGRAMAÇÃO DE AQUECIMENTO!

O IC14 adiciona uma atividade extra e antecipada para aquecer, na semana anterior ao evento, o debate sobre arte e trabalho, convidando artistas e ativistas da cultura para participarem de uma “Entrevista de Emprego”. Na série de vídeos em curta duração publicados no Instagram, cada pessoa convidada responde típicas perguntas do mundo corporativo, marcando o desejo de refletir criticamente tais ferramentas de “recrutamento e seleção” profissionais, bem como de articular questões específicas do campo de atuação de cada participante.

QUEM SÃO
Daniele Canedo
Mãe, capoeirista, produtora e gestora cultural. É doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Mídia e Estudos da Comunicação pela Universidade Livre de Bruxelas, com pós-doutorado em Comunicação e Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e em Administração pela UFBA. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Política e Gestão Cultural, onde está na Coordenação de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão. Também é pesquisadora e coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia. Atua como conselheira representante do audiovisual no Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador e também é conselheira do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia.

Maria Marighella
Mãe, atriz, gestora cultural e vereadora de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores. Sua candidatura foi fundada junto à ManifestA ColetivA, movimentação cidadã de ocupação da política institucional que defende “uma outra cultura política em Salvador”. Filiou-se ao PT em fevereiro de 2020, após uma longa trajetória em governos petistas, nos âmbitos federal e estadual, como gestora de políticas públicas para a cultura. Foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Feminista e antirracista, exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador com a pauta da cultura na centralidade de um projeto para a capital baiana que tenha como meta a justiça social e o bem-estar de todas as pessoas. Tem a defesa dos Direitos Humanos e a luta por Memória, Verdade e Justiça como princípios inegociáveis da sua vida.

Preta Rara
Rapper, historiadora, turbanista e escritora: uma preta rara. Nascida em Santos, litoral de São Paulo, Preta Rara tem uma trajetória marcada pela atuação em movimentos negros e feministas. Com 20 anos, montou um grupo de rap e, em 2013, decidiu seguir carreira solo. Com um estilo que buscava experimentar ritmos com base no rap, lançou seu primeiro álbum, “Audácia”, em 2015. Historiadora de formação, chegou a lecionar. Nesse período, acabou se envolvendo em diversos projetos que deram a ela uma representatividade muito maior, inclusive na internet. Seu projeto #EuEmpregadaDoméstica, que começou com um depoimento pessoal sobre abusos que sofreu na época em que era doméstica, abriu um novo espaço para o diálogo sobre as condições das trabalhadoras domésticas no país e deu origem a um livro. Hoje, com 35 anos, mora na capital baiana, Salvador, e se dedica a uma série de projetos relacionados a música, diversidade e representatividade.

Veronica Oliveira
Mulher preta, da periferia da zona leste de São Paulo, mãe solo, palestrante, criadora de conteúdo e também faxineira. Veronica Oliveira tem o maior orgulho do que faz, ainda que tenha que batalhar todos os dias para acabar com os estereótipos em torno da profissão. Hoje ela representa milhares de pessoas e discute a forma como os trabalhadores domésticos são tratados também com milhares de pessoas em suas redes sociais.

Thiago Almasy
Ator, roteirista, diretor e influenciador baiano mais conhecido pelo trabalho na websérie “Na Rédea Curta”, que lhe rendeu uma indicação como melhor diretor de comédia no Rio Webfest 2019. Formou-se pelo 28º Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuou em espetáculos de destaque como “Troilus & Créssida” (2014), “Rebola!” (2016) e “Madame Satã” (2018), nos filmes “Onze Minutos” (2018) e “Eu, Empresa” (2021), além de escrever para o “Tô de Graça”, sitcom do Multishow, e para o “LOL: Se Rir, Já Era”, reality do Amazon Studios. “Via Láctea”, seu primeiro filme, foi lançado em 2021. É sócio-fundador da ULTIMA, plataforma de criação artística que intercala cultura digital, audiovisual e artes cênicas desde 2017.

Vídeos

Maria Marighella

Veronica Oliveira

Thiago Almasy

Daniele Canedo

Preta Rara